BIOGRAFIA


De que serve um livro sem diálogos e sem figuras?- disse Alice
Lewis Carroll


Angela  tem como nome artístico Angela Carneiro. É carioca, nascida em Copacabana em 1954.,  Mãe de dois filhos, professora aposentada de Desenho Artístico na FAU/UFRJ.

Angela estudou artes, línguas estrangeiras e se formou em Pedagogia pela PUC/RJ com as especializações em Orientação Educacional e Tecnologias Educacionais. Trabalhou como Técnica em Assuntos Educacionais junto à SEEC/RJ. É Mestre em Métodos e Técnicas de Ensino com a tese O desenvolvimento do potencial criativo no ensino das artes plásticas. Também cursou um ano de doutorado em Currículos e Programas, na Faculdade de Educação da UFRJ e o curso de doutorado em Literatura Infantil na UFMG ministrado por Antonieta Cunha.
Tradutora, ilustradora, cronista. Em 1989, juntamente com Malu Alexim, publicou seu primeiro livro infantil Qual o Caminho do Sol(j.O). Pela mesma editora,publica O Inventor de Palavras, Meu olho é um planeta, Vestibilhar de Medicinuca  e Eu te procuro. Ainda, em 93, recebia já três importantes prêmios com o livro juvenil Caixa Postal 1989( J.O): prêmio Altamente Recomendável, pela FNLIJ; prêmio autor revelação e prêmio Jabuti. Desde então, não interrompeu mais sua trajetória como autora de livros infanto-juvenis merecendo outros prêmios importantes no cenário nacional. Com a coleção 12 olhos e uma história (Ediouro), por exemplo, recebeu três  prêmios de Melhor livro do ano. ( FNLIJ, SPCA e Academia Brasileira de Letras)
No ano 2000,  publica pela Formato Editorial  o livro Jogo Limpo, um texto gostoso para todas as idades, onde trabalha  valores como ética, franqueza, cidadania, valores estes  que são marcas registradas de seus textos. Angela também acredita que a literatura, tanto para crianças quanto para adultos, tem como objetivo principal a diversão. Equilibrar entretenimento e conteúdo tem sido, portanto, sua característica como escritora.
Com a  editora Ática, publica Rodas para que te Quero, em co-autoria com a protagonista da história, Marcela Cálamo, Melhor de Três, traduz um livro-atividade que fez também para Ediouro, e , recentemente , Nos passos de Michelangelo onde pode trabalhar com dois grandes temas de seu interesse: história e artes plásticas! Ainda, é uma das autoras da casa escolhida para participar do Almanaque Abril/Recreio.
Junto ao grupo Santander, atendendo ao site Brincando na Rede, criou o livro digital Erradinho uma ova! Texto e ilustrações.
Com a Prumo editorial publica um livro de tema difícil mas crucial para sua carreira de escritora de livros juvenis e educadora: drogas. Neste trabalho, não só revisita os anos 70 como pondera, sob forma de palestra, história, cartas e depoimentos, sobre os diversos motivos que levam a humanidade a usar drogas  desde sempre. Uma história de amor e de vida. Prumo em maio de 2012 lançou Festa de 15 anos, um livro diferente do que estamos acostumados a ler. Em breve, pela editora Zit, Pretérito Mais que Perfeito, histórias paralelas de duas jovens, uma no passado e outra no presente, unidas por um relógio.
Em 1999, seus trabalhos a tornaram uma das participantes da bolsa de artes do Rotary Club levando-a a um mês de estada em Paris em contato com escritoras e ilustradoras francesas.
Novos livros, novos amigos! A onça e o bode e a Banda da Mata, publicado por Nova Fronteira, entra no catálogo de Bologna! E que satisfação foi o relançamento de Caixa Surpresa! Ainda para jovens, o livro Nem Tão sozinho assim , lançado pela Lê, teve um tratamento gráfico especial. 
Poeta, fez parte do programa Poemoda , da rádio educativa do Paraná onde teve a oportunidade de declamar seu premiado poema Terra exercendo sua natural vocação de locutora, exercício que pratica desde seus 18 anos de idade quando começou a ler para cegos, gravando incontáveis livros como voluntária do Clube da Boa Leitura.
Com mais de 25 livros publicados, Angela hoje mora no Rio de Janeiro, onde faz um pouco de tudo, dá aulas de inglês, português, francês, aquarela, escreve, desenha e conta histórias.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Há 18 anos li "Qual o caminho do sol" e hoje me peguei lembrando de você na palestra na escola falando algo no estilo "Se você é o sol da minha vida, eu sou a lua, porque a gente nunca se encontra". Recentemente perdi o "sol da minha vida" e gostaria muito de relembrar passagens como a do pintor do arco-íris e do versinho que aparece na página seguinte. Fiquei encucada tentando lembrar o título e nada. Então veio uma luz: há 15 anos outro livro seu tinha sido indicado na escola, mas quanto mais eu tentava lembrar, mais difícil era. Pensei em desistir e me peguei vagando pela minha adolescência no MSN, e foi aí que veio a luz: I Seek You! Provavelmente nas próximas semanas estarei citando alguns trechos do livro que incentivou tanto a minha imaginação... Obrigada por me proporcionar momentos únicos e provavelmente a minha voracidade por livros.

    ResponderExcluir
  3. Que coisa deliciosa te reencontrar aos 67 anos de vida, Ângela! E como foram produtivas, as nossas - cada qual a seu modo, claro" rs
    Linda, a tua, como linda você - sempre, dentro e fora. rs Precisamos papear, deixo meu email num cantinho aí qualquer. Beijo gde! vitors@pobox.com

    ResponderExcluir

Fale em voz alta o que você pensa hoje. Fale em voz alta o que você pensa amanhã. Mesmo que contradiga totalmente o que você disse ontem. (Emerson)